21 novembro 2015

#Youtuber Cristão



Ser um Youtuber vai além de ficar em frente a uma câmera e expressar suas ideias; ser um Youtuber é trabalhar de forma profissional e com qualidade.

Youtubers, são pessoas que usam exclusivamente o Youtube para divulgar vídeos. O assunto dos vídeos, vai ao gosto do Youtuber. Um segmento que têm crescido fortemente na plataforma do YouTube, é o segmento Gospel. Diversos Cristãos têm entrado neste “ramo”, para expressar suas ideias sobre a Palavra de Deus. Dentre alguns canais, podemos citar: Porta Estreita, Desconfinados, Lu & Tero, DunamisMovement, Paxtorzão e suas ovelhas, Um Pastor cheio de Graça, Silas Malafaia, Evidências NT, entre outros. Todos estes canais citados, têm o intuito de falar do amor de Deus, trazendo lições de vida, reflexões e muito aprendizado sobre a Bíblia Sagrada; alguns de forma humorística e outros com mais seriedade.

Mas o que eu preciso para ser um Youtuber Cristão?

Preparei algumas dicas pra você que deseja ter um canal no YouTube para falar da Palavra de Deus, seja através do humor, da pregação formal, do louvor, da troca de idéias, etc. Confira:

#1 Direção de Deus


É fundamental ter a direção de Deus no seu projeto. Falar sobre um assunto bíblico não é tão simples assim; você precisa ter domínio do assunto e saber expressá-lo de forma que todos compreendam bem. Ore e apresente este projeto nas mãos de Deus, para que Ele possa te conduzir e com Ele na direção, tudo irá bem. Muitos poderão critica-lo falando mal dos seus vídeos, portanto, se o alicerce do seu projeto for construído conforme a vontade de Deus, as más críticas só irão lhe beneficiar, pois você as usará para melhorar ainda mais seu desempenho.


#2 Tema


Por mais que o seu foco é a Palavra de Deus, há diversas áreas relacionadas a isto em que você pode se focar especificamente, como por exemplo: Namoro Cristão, Vida Familiar, Comportamento, Conquistas, Vencendo as dificuldades, Casamento, Momento Jovem, infantil, Teologia, etc. O importante é que você escolha um tema que você goste de falar e se inspire nele. Não há nenhum problema em ter mais de um tema no mesmo canal, muito pelo contrário, é bom diversificar, mas procure sempre ter domínio do conteúdo de cada tema. 


#3 Acessórios


Tenha equipamentos de boa qualidade. Compre uma boa câmera, um bom microfone, prepare um ótimo cenário e tenha excelentes programas de edições de vídeo (caso já possua algo desta lista, desconsidere o mesmo). Provavelmente você já tenha começado a assistir um vídeo e não conseguiu ver até final, pois a imagem estava péssima ou o áudio estava horrível; por isso ter um bom equipamento é essencial para a parte audiovisual do seu canal, pois somente ter um bom conteúdo não é o suficiente para se dar bem no YouTube.


#4 Qualidade

Se já escolheu o(s) tema(s) e já tem os equipamentos necessários para começar a produzir os vídeos, se preocupe agora com o conteúdo. Se quer ir longe como Youtuber, produza vídeos com imagens de qualidade e expresse um conteúdo de qualidade e autenticidade. Ore e peça orientação para Deus, estude, pesquise, redija um ótimo texto, crie bons roteiros, planeje com minuciosidade e expresse com profissionalismo.


#5 Interação


Leia os comentários, responda as perguntas, seja atencioso as opiniões dos seus seguidores e tire as dúvidas deles, sendo sempre carismático e simpático com todos. Quando surgir um comentário negativo, responda se houver necessidade, mas sempre respeite as opiniões alheias. Uma coisa é certa, não dá pra agradar todo mundo, mas podemos tentar.


#6 Frequência


Se o público gostou, com certeza vão querer mais, portanto, tenha um canal ativo, ou seja, que sempre poste um vídeo novo com regularidade, de preferência semanalmente. Um vídeo por mês é muito pouco e um vídeo por dia é muito cansativo, por isso, analise qual frequência de envios é mais viável a você; determine dia(s) fixo(s) para que os seguidores possam saber quando haverá um próximo vídeo e poderão aguardar ansiosamente. Existem temas que exigem uma frequência variável, por exemplo: Um canal de novidades, precisa postar um vídeo a cada novidade, pois se existir um dia fixo para postar, pode ocorrer das novidades a serem postadas no dia determinado, já estiverem ultrapassadas, ou seja, já não ser mais uma novidade.

Procure não faltar com os compromissos. Não deixe de postar um vídeo no(s) dia(s) determinado(s), para que seus seguidores, que esperavam por um vídeo naquele dia, não se chateiem caso não encontre um vídeo novo.


#7 Faça a Diferença


“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5.13-16)

Faça a diferença, seja luz para este mundo. Com este canal você pode ajudar muitas pessoas, ganhando-as para Jesus. Este é um meio de falar do amor d’Ele, portanto, brilhe, tenha um comportamento cristão, um vocabulário que agrade a Deus, uma personalidade e caráter que exemplifique Jesus. Utilize esse meio para pregar o evangelho de Cristo.


A Paz do Senhor! Tenham todos um bom dia!



Por Paulo Henrique S. G.






Referências


- OS 5 VLOGS CRISTÃOS MAIS LEGAIS PARA ASSISTIR NO YOUTUBE, Disponível em: <http://www.polenporpolen.com/2014/05/os-5-vlogs-cristaos-mais-legais-para.html> Acessado em 20 de Novembro de 2015;


- Como Ser Youtuber, Disponível em: < http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-ser-youtuber/> Acessado em 20 de Novembro de 2015.

0 comentários: