19 novembro 2015

Um Reino dividido: Israel e Judá


As doze tribos de Israel são originadas dos doze filhos de Jacó, também chamado Israel. Como se percebe, o nome do reino Israel procedeu do patriarca Jacó, cujo nome foi mudado para Israel pelo Senhor Deus (Gênesis 32.28); Jacó gerou doze filhos, chamados: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. A partir de então, uma grande nação surgiu, como Deus havia dito a Abraão (Gênesis 12.2), chamada Israel, o povo de Deus.

O nome das doze tribos são: Rubén, Simeão, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, Benjamim, Manasses e Efraim. Pode se perceber que os nomes Manasses e Efraim não coincidem com os nomes dos filhos de Jacó. Eles eram filhos de José e, pela vontade de Deus, receberam herança na terra prometida e ambos “substituíram” Levi e José. Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus designou a separação da tribo de Levi para servi-lO no sacerdócio e em vez de terra, sua herança seria o próprio Deus (Josué 13.33), quanto a José, provavelmente preferiu dar a honra aos seus filhos, dando a eles a parte que lhe seria dado por herança, mas a Bíblia não deixa claro qual foi o motivo desta feita.

Após a saída do Egito e morte de Josué, Deus instituiu Juízes para julgar o povo de Israel; ao todo foram 17 juízes (Otoniel, Eúde, Sangar, Débora, Baraque, Gideão, Tolá, Jair, Eli, Jefté, Sansão, Ibsã, Elon, Abdom, Samuel, Joel e Abia). Os dois últimos Juízes (Joel e Abia, filhos de Samuel), “se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito” (1° Samuel 8.3). O Povo pediu um rei à Samuel, que orou ao Senhor e Deus respondeu: “Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.” (1° Samuel 8:7-9).

O primeiro rei de Israel foi Saul e logo em seguida Davi, o homem segundo coração de Deus (1º Samuel 13.14), sua sucessão foi dada a Salomão, o qual edificou uma casa ao Senhor (1° Reis 6.14), era ele um homem de muita sabedoria, uma sabedoria que Deus pôs em seu coração e toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sua sabedoria (1° Reis 10.24), porém Salomão fez o que era mal aos olhos do Senhor (1° Reis 11.6), “...amou muitas mulheres estrangeiras...” (1° Reis 11.1), “seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas” (1° Reis 11.5), “edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.” (1º Reis 11.7,8). Deus se indignou contra Salomão. E disse o Senhor a Salomão: “Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;” (1° Reis 11.11, 12).

Após a morte de Salomão, Roboão seu filho assumiu o trono. Como, no reinado de Salomão, o julgo (impostos) sobre o povo era muito pesado, todo o povo de Israel reuniu-se em Siquém (1° Reis 12.1) para pedir ao rei Roboão, que alivia-se o julgo (1° Reis 12.4); o rei pediu que o povo voltasse em três dias, para dar a resposta. Roboão pediu conselho para os anciões que estiveram na presença de seu pai, os quais lhes disse: “Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” (1° Reis 12.7), porém, Roboão rejeitou este conselho e foi consultar os jovens que cresceram com ele, os quais aconselharam-no a dizer ao povo: “Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (1° Reis 12.11).

Ao terceiro dia, veio Jeroboão e todo o povo à presença do rei. O rei não deu ouvidos ao povo e decidiu aumentar o jugo em, vez de aliviar (1° Reis 12.14, 15) e o povo, indignado, respondeu: “Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.” (1° Reis 12.16). Quando o povo soube que Jeroboão tinha voltado, o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel (1° Reis 12.20).

O reino se dividiu em Reino Norte, composto por dez tribos (Rubén, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, Manasses e Efraim) e Reino Sul, composto por duas tribos (Judá e Benjamim). O Reino Norte é chamado Israel, cuja capital é Samaria e o Reino Sul chamado Judá, cuja capital é Jerusalém.

Por Paulo Henrique S. G.

Referências

- BÍBLIA SAGARADA

- 1 : A Revolta da Rainha Vasti, Disponível em: < http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/ester/ARevoltadaRainhaVasti.htm> Acessado em 12 de Novembro de 2015.

0 comentários: