30 novembro 2015

Ser Mais, Como O Mestre



Leitura bíblica
1 João 4:16
“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.”

Os cristãos devem procurar ser como Jesus — viver como Ele viveria, falar como Ele falaria e até pensar como Ele pensaria. Mas como fazer isso? Como podemos nos tornar mais como Ele? Como a fábula persa ensina, o segredo é viver perto dEle. (2 Coríntios 3:18) Muitos temos nossos momentos com Jesus, mas quanto tempo de qualidade passamos com Ele? Tempo de qualidade é quando deixamos de lado as ocupações do dia para Lhe dar toda a atenção, comungar com Jesus, desfrutá-lO e conhecê-lO melhor, para assim sermos mais como Ele. Se não fizermos isso, por melhores que sejam as nossas qualidades, por mais que sejamos dinâmicos, dedicados, bondosos ou virtuosos, não O refletiremos nem o Seu amor pelos outros como deveríamos.

O dicionário define “comunhão” como “um sentimento de proximidade emocional ou espiritual; uma conexão”. Por isso, comungar com Jesus significa estabelecer uma conexão emocional e espiritual com Ele. O louvor, a oração e a leitura da Palavra de Deus são maneiras de criar e manter essa conexão. É o sangue das nossas vidas espirituais.

 Tempo de qualidade

A tendência de muitos é acelerar o ritmo quando a carga de trabalho aumenta e isso faz crescer o estresse. Tirar uma folga para relaxar pode ajudar a aliviar a pressão, mas o tempo que passamos sozinhos ou na companhia de amigos e familiares não pode nos dar o que Jesus oferece.

Os hobbies podem ser relaxantes e divertidos, mas se não tomarmos cuidado, podem agravar o problema, ao nos desviar das coisas que são essenciais, inclusive o que há de mais indispensável: passar tempo com Jesus. Um erro muito comum é preencher cada momento livre com mais “ocupação”, quando o Senhor quer passar tempo conosco.

A maneira mais garantida — na verdade, a única — para se renovar de forma completa e duradora é passar tempo com Jesus. Precisamos do Seu amor, força e sabedoria, que só poderemos obter dEle.

Mas alocar um tempo na sua agenda diária não é garantia de que você vai se aproximar do Senhor. O que conta é o que você faz nesse tempo. Deve ficar quieto, pôr de lado os pensamentos com as atividades do dia e deixar o Senhor enchê-lo com pensamentos positivos, animadores e fortalecedores da fé, da Sua Palavra escrita e da Sua palavra viva.

Jesus disse que para se ter uma vida frutífera é preciso permanecer nEle. “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós.” Isso significa permanecer conectado a Ele, o que se faz lendo Sua palavra, orando e escutando o que Ele tem a dizer.

É fácil permitir que a oração se torne uma formalidade, mas uma maneira de evitar isso é pensar em Jesus como um amigo, conselheiro ou como o amante que Ele quer ser para você. Como alguém disse, “Quanto mais uma pessoa ama Jesus, mais prazer tem de ficar a sós com Ele. Os amantes adoram ficar sozinhos, um com o outro.”

Mas Ele não o obrigará. Ele espera para ver quão disposto você está a deixar as outras distrações para colocá-lO em primeiro lugar. Se você Lhe der o primeiro lugar, verá e sentirá Seu poder em sua vida além do que já imaginou.

 A natureza de Jesus

“O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gálatas 5:22-23)

Essas são as virtudes que definem Jesus e se lermos Sua Palavra e passarmos tempo com Ele em oração regularmente, adquiriremos alguns dos Seus atributos. Como podemos esperar mudar para melhor? Vejamos a lista.

Amor: Deus é amor. Jesus é a personificação do amor de Deus. Como seguidores de Jesus, precisamos também manifestar o amor de todas as formas que pudermos.

Gozo: A verdadeira felicidade vem de viver perto de Deus, da maneira que Ele quer que vivamos.

Paz: A palavra original no Antigo Testamento traduzida para “paz” tem, na verdade, um significado mais amplo. Quer dizer plenitude, saúde integral e bem-estar geral. No Novo Testamento, paz se refere à tranquilidade interior, uma combinação de esperança, confiança e sossego mental e espiritual. A paz é produzida pela fé, a qual, por sua vez nasce e cresce com a leitura da Palavra de Deus.

Longanimidade: Em algumas versões da Bíblia, a palavra usada aqui é “paciência”, ou seja, a habilidade de perseverar, com calma, diante das dificuldades. Muitas vezes, precisamos ter paciência com as pessoas ou com as circunstâncias, e fazer isso em um espírito de amor.

Benignidade: Ser gentil é ter uma natureza terna e bondosa, uma atitude graciosa e honrável, ter consideração e um espírito de equidade e compaixão. Jesus parece reunir essas qualidades, não acha?

Bondade: Meu dicionário bíblico ensina que a bondade consiste de justiça, santidade, ternura, graça, misericórdia e amor. Outras definições incluem um caráter íntegro, virtuoso e uma natureza gentil. Mais uma vez, essas qualidades certamente caracterizam Jesus. Por isso, se Seu Espírito permanecer em nós, também serão as nossas características.

Fé ou fidelidade: Um dos significados de fidelidade é fé inabalável. Outro é ser consciencioso, ter senso de responsabilidade e devoção ao dever.

Mansidão: Gosto particularmente da definição que qualifica mansidão como “uma atitude de humildade para com Deus e gentileza para com os homens, que nasce do reconhecimento que Deus está no controle.”

Temperança ou domínio próprio: É a habilidade de controlar o próprio comportamento, especialmente no que diz respeito a reações e impulsos.

Jesus quer nos transmitir essas qualidades, para que passem a ser parte da nossa essência. Então elas serão visíveis nas nossas vidas, não apenas para o nosso bem, pois melhorará nossa natureza e nossa personalidade, mas também para o benefício dos outros aos quais Ele quer abençoar e alcançar por meio do nosso exemplo.

Pensem nisso e tenham um ótimo dia!


Marcos Ledesma

0 comentários: