26 novembro 2015

40 anos no Deserto


Já se perguntou porque o povo de Israel demorou tanto para chegar a terra prometida? Será que o caminho era tão longo a ponto de demorar 40 anos para que o povo chegasse até ali?

Os filhos de Israel habitaram no Egito por 430 anos (Êxodo 12:40). Moisés, tendo Arão como porta-voz, recebeu de Deus a missão de conduzir o povo para formar uma nação na Palestina, a Terra Prometida.1

Apesar do coração duro de Faraó, o povo de Deus foi libertado após inúmeras pragas (10 ao todo) enviadas por Deus, que tinham o objetivo de mostrar ao Faraó a Sua soberania e que o Deus a quem Moisés e seu povo serviam, era um Deus de amor e desejava a eles a sua liberdade. E assim o povo israelita foi liberto das mãos egípcias; partindo do Egito cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos e subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado (Êxodo 12:37,38).

Como sabemos bem, e já foi mencionado, o povo de Israel demorou 40 anos para chegar a terra prometida, desde a sua partida do Egito, mas a quantidade de quilômetros entre o Egito e a terra prometida (atualmente Israel) são cerca de 500 km (dependendo da rota percorrida pelo deserto), o que, mesmo para uma caravana onde haviam crianças, idosos, mulheres grávidas, animais, etc., (o que causava uma locomoção mais lenta) o trajeto não duraria nem 2 meses; cerca de 1 mês aproximadamente. É através deste fato que podemos compreender que não foi uma simples viagem.

Os últimos versos do Salmo 95 nos dá uma pista sobre o motivo da longa caminhada percorrida em um curto caminho, veja: “Quando vossos pais me tentaram, me provaram e viram a minha obra. Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos; por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso.” (Salmos 95:9-11).

O motivo desta longa caminhada, foi por que Deus estava tratando deste povo, pois o povo de Israel estava se prostrando a idolatria (Êxodo 32), reclamando das condições do ambiente desértico e do alimento (Números 21.5), sentindo saudades do Egito e dos manjares de lá (Números 11.4-6), revoltando-se com o Senhor Deus (Números 14) e muito mais.

Deus sempre os guardou, ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar e esquentar, para que caminhassem de dia e de noite (Êxodo 13:21), lhes deu pão para comer (Êxodo 16:15), água para beber (Números 20:11), mas mesmo assim o povo O desagradava e O irritava.
Dos que tinham mais de vinte anos quando saíram do Egito, somente dois, Josué e Calebe, entraram na terra prometida (Números 14:30-38).

O que podemos dizer sobre o aparente extenso caminho percorrido pelo povo de Israel, é que na verdade eles andaram em círculos durante os 40 anos. Portanto, o caminho foi curto, mas a caminhada foi longa. A distância não foi o fator dos 40 anos de caminhada, o que fez a caminhada ser extensa, foi o fato do povo israelita irritarem (desagradarem) ao Guia que os conduzia.


Por Paulo Henrique S. G.  (Com o apoio de Marcos Ledesma)


Referências

- BÍBLIA SAGARADA

- 1 : Quanto tempo deveria ser a peregrinação de Israel no deserto quando da saída do Egito, se acaso eles fossem obedientes a Deus?, Disponível em: <http://www.abiblia.org/ver.php?id=3066> Acessado em 26 de Novembro de 2015.


0 comentários: