28 setembro 2015

Mude O Mundo

Leitura bíblica

João 8:16-18:

“Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido. Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.

Pergunta: Eu gostaria de fazer mais para melhorar as coisas ao meu redor, mas não sinto que haja muito que eu possa fazer. Mudar o mundo parece uma tarefa monumental —como saber por onde começar?

Resposta: A boa notícia é que não é preciso ser poderoso nem famoso para fazer uma diferença. Cada mudança positiva —por menor que seja— contribui para um mundo melhor. Podemos mudar o mundo melhorando as vidas daqueles ao nosso redor, por meio de atos de bondade e consideração, manifestando fé nas pessoas. Estas são algumas maneiras práticas de começar a mudar sua parte do mundo, um coração de cada vez.

Incentive a excelência. Tente pensar em pelo menos uma coisa que você considere excepcional em alguém e faça questão de comunicar isso a essa pessoa. Não seja tímido. Ninguém se cansa de ouvir elogios sinceros. O que você está fazendo é construindo a confiança dessa pessoa e isso a motivará a melhorar em outras áreas também.

Compartilhe a responsabilidade. Dê aos outros responsabilidade nas áreas em que são fortes. Ajude-os a sentirem que são dignos de confiança, necessários e valorizados.

Valorize as pessoas pelo que são. Reconhecer as pessoas pelo que fazem é importante e todos gostam de ser valorizados por isso, mas ter o seu valor pessoal reconhecido é muito melhor do que ser elogiado pelos resultados que suas características produzem.

Mantenha o reconhecimento simples e possível. Não sinta a necessidade de ter sentimentos maravilhosamente calorosos por alguém, ser seu melhor amigo ou conhecer a pessoa profundamente para fazer uma diferença na vida dela. Você pode ser um quase estranho e, mesmo assim, ter um efeito maravilhoso em alguém.

Vá devagar. Demora ver as pessoas de uma forma diferente. Vá mais devagar no relacionamento com as pessoas e dê a Deus uma chance de revelar como Ele as vê.

Pause para meditar. Pense nas maneiras positivas como alguém o ajudou. Você mudará como vê os outros, porque terá dedicado o tempo para ser mais profundo e não ficar apenas nas suposições superficiais que são tão fáceis de fazer.

Abra mão do passado. Ninguém gosta de ser rotulado. Esteja disposto a ver quem a pessoa é hoje ou o potencial do que ela pode se tornar amanhã. Não permita que sua visão seja prejudicada pelas suas experiências passadas.

Pensem nisso e tenham um ótimo dia!


Por Marcos Ledesma

0 comentários: