20 agosto 2015

De onde vem o nome “Bíblia Sagrada”?

A Paz do Senhor a todos. Hoje, damos início ao primeiro “Curiosidades Bíblicas” do Blog Evangelizar, Conscientizar e Despertar. Clique em “curtir”, compartilhe e deixe seu comentário aí no post.

De onde vem o nome “Bíblia Sagrada”?

A palavra “Sagrada” é bem simples de ser explicada. Significa que é algo Santo, separado para um fim religioso, consagrado.

Já a palavra “Bíblia”, para o nosso melhor entendimento, devemos antes falar sobre uma planta chamada Papiro.


Alguém conhece?



O papiro (Figura 1.0) é uma planta aquática muito comum nas margens dos rios da África. No Egito Antigo, o papiro era encontrado nas margens do rio Nilo. Foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. As folhas eram sobrepostas e trabalhadas (Figura 1.1) para serem transformadas numa espécie de papel (Figura 1.2), conhecido pelo mesmo nome da planta (Papiro). Este papel (papiro) era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império.



O Papiro Egípcio foi um dos mais importantes materiais de escrita do primeiro século e por isso podemos supor que os originais do Novo Testamento também foram escritos em Papiros e distribuídos nas igrejas da Ásia.

O nome Biblos é um nome grego dado ao caule do Papiro e por extensão, ao rolo de papel que era o livro daquela época, logo Biblos, significa tanto papiro quanto livro no grego antigo. A palavra Bíblia vem do grego biblíon, nome dado aos livros feitos de papiro. O termo surgiu por causa da cidade feníncia de Biblos, de onde os gregos importavam papiro para fazer seus registros.

Vamos aprofundar um pouco mais. Biblos significa Livro e Biblion significa livrinho, ambos em grego. O grego, diferente do português, não fazia o plural usando “s”; trocava-se o final por um “a”, assim o plural de Biblíon (livrinho), se tornava Bíblia (livrinhos ou Coleção de pequenos livros). O nome grego Bíblia, passou para o latim e do latim para o português e assim ficou conhecida esse maravilhoso acervo de livros, totalmente inspirado por Deus, chamado Bíblia Sagrada.



E esse foi nosso primeiro Curiosidades Bíblicas. Clique em Gostei, compartilhe e deixe seu comentário aí embaixo. Recomendo assistirem o vídeo citado nas referências “Evidências - Curiosidades Bíblicas (ParteI) TVNovoTempo” para maiores conhecimentos. Fiquem na Paz do Senhor!

Por Paulo Henrique 

Referências

ü  Evidências - Curiosidades Bíblicas (ParteI) TVNovoTempo, Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LGYkbIXp-aM > Acesso em 18 de agosto de 2015

ü  COMO O NOVO TESTAMENTO CHEGOU ATÉ NÓS — ESTUDO 002, Disponível em: <http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2015/05/como-o-novo-testamento-chegou-ate-nos.html> Acesso em 18 de agosto de 2015

ü  Como fazer o Papiro?, Disponível em: <http://antigoegito.org/como-fabricar-o-papiro/> Acesso em 18 de agosto de 2015

ü  Papiro, Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/papiro.htm> Acesso em 18 de agosto de 2015

ü  Papiro: Tipo de Papel Inventado Pelos Egípcios, Disponível em: <http://www.egipto.com.br/papiro/> Acesso em 18 de agosto de 2015

0 comentários: