27 agosto 2015

Como os livros contidos na Bíblia foram unificados e divididos em capítulos e versículos?



Continuando sobre o tema “Bíblia Sagrada”, vamos tratar hoje sobre como e por quem os livros e cartas que a Bíblia contém, foram unificados e divididos em capítulos e versículos.

Os 66 livros bíblicos, em conjunto, constituem apenas uma única obra, um todo completo. Mas como esses 66 livros, escrito por aproximadamente 40 homens de diversos estilos de vida diferentes, durante um período de 1500 anos, foram juntados formando essa única obra?

Primeiro precisamos entender a “Canonização” que é um processo através do qual os livros da Bíblia recebem aprovação e aceitação final pelos líderes da igreja. A palavra “Cânon” significa: Cana, régua ou regra. Para que um livro tivesse lugar no “Cânon”, era submetido a regras bastante consistentes e concordar com alguns critérios para a sua legalidade. São estes:  A autoridade de um livro (inspiração divina); A autoria profética de um livro (homens inspirados por Deus); A autenticidade de um livro (concordância, coerência, sem erros, etc.) e A natureza dinâmica de um livro (transformação de vidas através dos escritos).

Agora que entendemos a Canonização, podemos entender melhor como os livros que hoje compõe a Bíblia foram unificados. Não sabemos ao certo quem foram as pessoas que juntaram estes livros, mas podemos afirmar que foram os primeiros líderes da Igreja Primitiva, em meados de 300 a 400 anos d. C., que começaram a debater entre si sobre o que era ou não Palavra de Deus e o que deveria ou não fazer parte da “Bíblia Sagrada”, como hoje a conhecemos. E nesses debates feitos em Concílios (reunião de autoridades eclesiásticas com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, de doutrina, fé e costumes) é que unificaram então os livros, utilizando a Canonização como um meio para aprovação e aceitação de cada livro como Palavra de Deus.

A primeira e principal divisão da Bíblia é em Antigo Testamento (os 39 primeiros livros da Bíblia escritos antes de Cristo) e Novo Testamento (os 27 últimos livros da Bíblia escritos depois de Cristo)

A subdivisão da Bíblia em capítulos e versículos não foi feita pelos escritores originais, mas foi uma adição utilíssima, realizada séculos depois. Os massoretas dividiram as Escrituras Hebraicas em versículos; daí, no século 13 de nossa Era Comum, acrescentaram-se as divisões em capítulos. Por fim, em 1553, a edição de Robert Estienne da Bíblia em francês foi publicada como a primeira Bíblia completa com as atuais divisões de capítulos e versículos.

Bom pessoal, esse foi o nosso Curiosidades Bíblicas dessa semana. Curta nossa página no Facebook, siga nosso blog e deixe seu comentário aí no Post. Se você tem alguma dúvida sobre um tema relacionado a Bíblia Sagrada, nos informe que faremos o possível para responder. Fiquem na Paz do Senhor!

Por Paulo Henrique



Referências

O CÂNON DAS ESCRITURAS Parte I, Disponível em: <http://www.gracebrasil.org.br/blog/em-defesa-do-cristianismo/o-canon-das-escrituras-parte-i> Acesso em 26 de agosto de 2015

Bíblia, Disponível em: <http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200000724> Acesso em 26 de agosto de 2015


Como os livros da Bíblia foram unificados, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PSr9LqXg6YY> Acesso em 26 de agosto de 2015

3 comentários:

Márcio disse...

Ao(s) criador(es) desse blog peço que não fiquem tristes por não haver comentários aqui, pois com certeza, ajudaram muitas pessoas que por algum motivo não colocaram seus comentários. Deus os abençoe sobremaneira.

Bruno disse...

Falta falar de outras divisões realizadas oelos cristãos não católicos.

Anônimo disse...

Obrigado por colocar as referências.